null

Qual a diferença entre Brilhante e Diamante?

Postado por Choose Joias on 31.08.2018

Diamantes e Brilhantes - Qual a diferença?

O diamante é a substância mais dura da natureza e seu brilho eterno, uma vez que nenhum outro objeto pode arranhá-lo a não ser o próprio diamante. No momento de comprar uma aliança com pedras preciosas, você já deve ter se deparado com as opções: “anel de diamante”, “anel de brilhante” e deve ter se perguntado, qual a diferença entre aliança com brilhante e as alianças de diamante, certo? Isso porque no Brasil, popularmente “diamante” e “brilhante” são utilizados como sinônimos, porém, podem não representar a mesma coisa, pois “diamante” é o nome da pedra preciosa, enquanto “brilhante” é um dos possíveis tipos de lapidação do diamante. Ou seja, todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante. Até porque, o diamante possui diferentes tipos de lapidação: navete, gota, princesa, oval, coração, etc.

Quais as características e como identificar um anel de brilhantes?

Na natureza, encontramos o diamante bruto, que são trabalhados para compor as joias, como alianças de noivado, anéis de casamento, ou seja, as alianças de diamante possuem pedras que passaram pelo processo de lapidação. A lapidação brilhante é uma das técnicas que mais valoriza o diamante e ela possui um formato redondo da parte superior e 58 facetas que são responsáveis por acentuar brilho e a beleza do diamante, por isso que para alianças e anéis essa é a lapidação preferida. Mas cuidado, nem toda lapidação arredondada faz do diamante um brilhante. Há lapidações que deixam o diamante redondo, porém com menos facetas e por consequência menos brilho. É o caso da bastante conhecida lapidação 8/8 (oito oito). Veja na figura a diferença:

Como identificar a qualidade do diamante?

A qualidade dos diamantes é baseada em 4 pilares, os 4 C’s: Cut (lapidação), Carat (quilate representado por ct - peso), Clarity (pureza) e Color (cor). Classificação criada pela GIA (Gemological Institute of America), responsável por mapear e adotar um padrão para qualificar os diamantes cientificamente comprovados. O pilar mais determinante para o preço de um diamante é a lapidação que combinada com os outros três dará valor maior ou menor à pedra. Ou seja, se a cor do diamante for uniforme e pura, mas as proporções simétricas da pedra não estiverem no padrão adequado, o diamante não apresentará tanto brilho, perdendo valor. Enquanto um diamante com um corte de boa qualidade e cor inferior terá maior destaque.

E o quilate do diamante? Como medir?

Comentamos sobre os quilates (k) do ouro nesse post, mas e os quilates (ct) das pedras? Você sabe como identificar? O termo quilates para as pedras preciosas tem relação com a unidade de massa, onde um quilate (ct) é igual a duzentos miligramas de pedra. Ou seja, quando ouvimos “aliança de diamante de um quilate” significa que o diamante da aliança tem 0,2g. Comparando com o quilate do ouro, uma aliança de ouro 18k com peso de 2 gramas significa ter 1,5 gramas de ouro puro e 5 gramas de liga de outros metais. No caso do diamante, 2 gramas de diamante correspondem à 10 quilates. O quilate pode ser fracionado em pontos, onde 1 quilate possui 100 pontos. Nas joias é comum encontrarmos o termo pontos para descrever o peso das pedras preciosas, ou seja, quando a descrição de um diamante diz 50 pontos, por exemplo, significa que a pedra possui meio quilate. Por fim, quando falamos de um anel de diamante ou anel de brilhante de 50 pontos, estamos informando que o anel possui 0.5 quilate que é igual à 0,1g. Porém, seja um anel de brilhantes, um ponto de luz de diamante ou brilhante, a informação dos pontos podem ser referente à somatória de todos os brilhantes ou de uma única pedra. Essa diferença influencia diretamente no preço onde 5 diamantes de 10 pontos e que pesam 0,5 quilate, custam menos que um diamante só de 50 pontos e o mesmo peso de 0,5 quilate. Porque quanto maior o diamante, mais raro ele se torna.

div { display: grid; } .blog_Title { font-size: 20px; text-align: center; font-weight: bold; padding: 30px 0; grid-template-columns: 1fr; /* grid-area: blog_Title; */ } .blog_Body { text-align: justify; font-size: 14px; font-weight: normal; grid-template-rows: 1fr; margin: 10px; /* grid-area blog_Body; */ } .blog_Footer { text-align: right; } img { border-width: initial; border-style: none; /* margin-left: auto; margin-right: auto; */ margin: 10px auto; transform: rotate(0rad); }